Quarta-feira, 18 de Novembro de 2009

 

Se a ideia era parar o trânsito sempre que o presidente do Conselho Europeu se deslocasse ao exterior, o nome de Van Rompuy não faz parar um caracol em Nova Deli ou uma bicicleta em Pequim. Se Blair era demasiado pesado – e demasiado atlantista – e Juncker demasiado oferecido, Rompuy é demasiado insignificante para quem sonhou alto com a cadeira deste cargo: à medida de um grande líder europeu.
Só que o Tratado de Lisboa não diz nada disto. Estabelece apenas funções de coordenação e “dinamização” dos trabalhos, nomeadamente com a Presidência da Comissão. Dá-lhe o papel de “facilitador” da coesão e dos consensos e exerce, sem prejuízo para as competências do Alto Representante para as Relações Externas, funções de “representação diplomática”. Por outras palavras, só um perfil político muito forte poderia mascarar a sua limitação executiva. Nesta perspectiva, Rompuy assenta que nem uma luva no lugar. Por três razões.
Primeiro, ser Primeiro-ministro de um “país” flagelado pela divisão interna dá-lhe algum calo para gerir 27 interesses nacionais. Segundo, ser de um Estado fundador e amigo de Paris e Berlim revela o alcance da sua possível nomeação: os mais fortes continuam a ter uma agenda própria, aqui e ali mascarada com a entrega de cargos institucionais aos mais pequenos. Terceiro, sabe-se que Rompuy defende novos impostos para financiar o estado social, o que para alguém vindo do centro-direita acaba por se aproximar mais das actuais posições de Londres que das de Berlim. Um nome para o consumo interno - em boa verdade, é esta a utilidade do posto.
 
Hoje no i.


Bernardo Pires de Lima às 17:00 | link do post

Bernardo Pires de Lima

ver perfil
ver CV
ver posts

O que ando a fazer

Rádio
Renascença
- Edição Internacional - 4ªs, 23.30h

Livros
- Blair, a Moral e o Poder

Jornais / Revistas
- DN
- The Majalla Magazine

TV
- TVI24

Academia
- IPRI
Pedro Marques Lopes

ver perfil
ver CV
ver posts

O que ando a fazer

Rádio
TSF
- Bloco Central

Jornais
- A Verdade
- DN
Lei da bola

Televisão
- Eixo do Mal
- Produções Fictícias
Francisco Proença de Carvalho

ver perfil
ver CV
ver posts

O que ando a fazer

Televisão
Económico TV
- Conselho Consultivo - 3ªs, 9.30h,

Rádio
Rádio Europa
- Descubra as Diferenças

Outros Blogs
- 31 da Armada
Francisco Teixeira

ver perfil
ver CV
ver posts

O que ando a fazer

Jornal
- Diário Económico

Academia
- ISCSP
Artigos recentes

...

Quando a democracia vence

Santorum no reino dos céu...

Outras pieguices

O lobo mau

A liberdade de imprensa é...

Clap, clap, clap

Piegas?

...

Passos concedia o carnava...

Arquivo

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Arquivado em

bernardo pires de lima

bpn

cavaco

francisco proença de carvalho

francisco teixeira

nato

pedro marques lopes

presidenciais

uniao de facto

todas as tags

subscrever feeds