O Filipe Nunes Vicente vive obcecado comigo. É uma situação injusta: ele acha-me digno de toda a atenção, eu acho que ele não merece que se perca tempo com ele. Mas o cuidado que ele tem comigo, o tempo que – e muito bem – investe em ler-me, ouvir-me e ver-me, merece ao menos uns segundinhos de atenção.
Pronto Filipe, vou-lhe dar uma colherzinha de chá, um pequeno autógrafo para poder pôr no livrinho onde guarda as lembranças dos seus heróis. Estime-o bem porque me parece que não vou ter mais tempo nem paciência para que lhe dê outro.
O Filipe acha que o que aqui escrevi é basicamente igual ao que o Miguel Sousa Tavares escreveu na “Bola”. Existem, de facto, várias coincidências.
Não faço ideia das preferências clubisticas do Filipe mas parece-me claro que não serão as minhas. Se fossem, ele sabia que há imensos portistas a dizerem exactamente a mesma coisa. Não valeria a pena referir as diferenças entre o que eu escrevi e o que o MST escreveu mas hoje estou bem disposto – o Filipe diverte-me. Não encontrei no texto do MST referências ao Alonso ou ao Mossoró, ele acha que o C. Rodriguez já não interessa, eu acho que há jogadores que ele quer regressados que não interessam. Enfim. O Sérgio Oliveira? A compra do Ruben Micael? Correr com grande parte dos sul-americanos? O meu filho mais novo acha exactamente o mesmo.
Mas isso ao Filipe não interessa nada, o amor que me dedica cega-o. Não chegava a política, as minhas expressões - que ele bebe como do mais precioso licor se tratasse - , as minhas opiniões sobre tudo e mais alguma coisa, chegou agora a vez de controlar os meus comentários sobre futebol.
Mas no melhor pano cai a nódoa. Imagine-se que apesar do Filipe estar interessadíssimo em tudo aquilo que eu faço, falta-lhe saber que eu faço um comentário semanal sobre futebol neste espaço onde já repeti várias vezes o que escrevi no post de que, de facto, fala. Grande azar.
Confesso, fiquei triste com o Filipe. É uma falha grave. Tanto amor, tanta dedicação, merecia um bocadinho de mais atenção – até rimei, o Filipe inspira-me.
Vá lá, toca a pôr o link para que não perca também as minhas opiniões sobre futebol.