Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2012
Matosinhos tem dez juntas de freguesia. As dez são governadas por dez presidentes de junta eleitos pelo PS. Os dez presidentes de junta de Matosinhos estão contra a reforma do poder local porque têm um parecer de um geógrafo (Rio Fernandes) e um outro de uns advogados (Pinto Júnior Associados) que dizem que a reforma tem "fragilidades" e "erros".
De CFBernardino a 14 de Fevereiro de 2012 às 10:19
É falta de honestidade o que escreve e é também falso o que escreve.
Primeiro: A freguesia de Lavra tem maioria PSD / CDS, não desta eleição de 2009, mas há várias eleições autárquicas. Num jornalista não pesquisar é de péssimo profissional, ou é de amador.
Segundo: No Concelho, independentemente das cores políticas não entendemos esta aldrabice de reforma, nós com 147 331 eleitores inscritos temos 10 freguesias. Simplificando para tanta população como um distrito só necessitamos de 10 freguesias! Um exemplo Mafra com 35 726 eleitores tem 35 freguesias! Mais um governo seguro do seu projecto não oferecia dinheiro, mais 15%, só escrever isto sinto vergonha, que raio de políticos temos?
Reforma, então porque nos grandes centros urbanos (Lisboa, Porto, Braga, etc) acabar com as freguesias, criar distritos eleitorais para votação e ter vereadores que os representem na Assembleia Municipal. Juntar Sacavém e Póvoa de St Adrião a Lisboa!
Sabendo que não será publicado, apresento cumprimentos
Meu caro, não se exalte:
1. http://www.autarquicas2009.mj.pt/autarquicas2009/index.html - com este link, da ANMP - a fonte é, não só oficial como ate agora não me merecia nenhuma dúvida - cheguei à conclusão que em 10 freguesias eram todas PS. Diz a mesma fonte que o PS ganhou a freguesia em 2005 por 50 votos e que voltou a ganhar em 2009 por 1230 e tal votos....
2. Freguesias não quererem acabar com freguesias parece-me obviamente uma visão parcial e distorcida. Acho óptimo que se acabam com imensas freguesias mas uma coisa é certa: os critérios apresentados são objectivos. Pode-se deles discordar mas convém dar alternativas.
3. Não será o quê? Publicada? É não me conhecer...
Comentar post